Como usar placa de vídeo integrada é dedicada ao mesmo tempo? 2023

Você está cansado de seu computador ficar lento quando você está tentando assistir a um filme ou jogar um jogo? Você pode pensar que a única solução é comprar um computador novo, mas você sabia que pode usar a placa de vídeo e a placa de vídeo onboard ao mesmo tempo?

Embora geralmente não seja necessário usar os dois ao mesmo tempo, há momentos em que você pode querer fazer exatamente isso porque pode pensar que usar os dois consumiria recursos e causaria problemas, nem sempre é o caso.

Se você é como a maioria dos usuários de computador, já deve saber disso, no entanto, usar os dois ao mesmo tempo pode ser um pouco complicado.

Nesta postagem do blog, mostraremos como usar a placa de vídeo e a placa de vídeo integradas para obter o melhor desempenho possível.

Também discutiremos alguns dos prós e contras de fazê-lo. Portanto, se você deseja tirar o máximo proveito do seu computador ou está simplesmente curioso sobre como isso funciona, continue lendo!

Conhecendo as marcas

Antes de prosseguirmos, primeiro precisamos entender que existem duas marcas de placas gráficas de computador – Nvidia e AMD.

E tanto a Nvidia quanto a AMD têm seus próprios métodos para serem usados ​​em conjunto com uma placa de vídeo integrada em um sistema. Vamos dar uma olhada em ambos os métodos para ver qual é o melhor.

Para placas gráficas Nvidia

Se você possui uma placa de vídeo Nvidia, a melhor maneira de usá-la em conjunto com sua placa de vídeo integrada é usar o que é chamado de “NVidia Optimus”.

O que o NVidia Optimus faz é alternar automaticamente entre sua placa gráfica NVidia de alto desempenho e sua placa de vídeo integrada com base no aplicativo que você está usando.

Por exemplo, quando você estiver jogando, ele usará sua placa NVidia porque os jogos precisam de muito poder de processamento gráfico.

Mas quando você está apenas navegando na Internet ou assistindo a um filme, ele mudará para sua placa de vídeo integrada porque esses aplicativos não precisam de tanta energia e funcionarão bem na sua placa de vídeo integrada.

Este é um ótimo recurso porque você economiza muito dinheiro em sua conta de luz, já que sua placa NVidia usa mais energia do que sua placa de vídeo integrada.

Também prolonga a vida útil da sua placa NVidia porque não precisa trabalhar tanto quando você não está usando aplicativos que precisam de muito poder de processamento gráfico.

Para usar o NVidia Optimus, você precisa ter uma placa NVidia que o suporte e também precisa ter os drivers mais recentes instalados.

Você pode baixar os drivers mais recentes no site da NVidia. Depois de instalar os drivers, você precisa entrar no Painel de controle da NVidia e ativar o recurso “Optimus”.

No entanto, se você não vir a opção Optimus no Painel de controle da NVidia, sua placa NVidia não a suporta.

Para placas gráficas AMD

Se você possui uma placa de vídeo AMD e deseja usá-la com sua placa de vídeo integrada, você precisa usar uma tecnologia chamada “AMD PowerXpress”.

Assim como o NVidia Optimus, o AMD PowerXpress alterna automaticamente entre sua placa de vídeo AMD de alto desempenho e sua placa de vídeo integrada com base no aplicativo que você está usando.

Para usar o AMD PowerXpress, você precisa ter uma placa AMD que o suporte e também precisa ter os drivers mais recentes instalados.

Você pode baixar os drivers mais recentes no site da AMD. Depois de instalar os drivers, você precisa entrar no Catalyst Control Center e ativar o recurso “PowerXpress”.

Se você não vir a opção PowerXpress no Catalyst Control Center, sua placa AMD não a suporta.

Então, qual método é melhor?

No geral, achamos que o NVidia Optimus é a melhor solução porque é mais transparente e funciona melhor em nossa opinião.

No entanto, se você possui uma placa AMD e suporta PowerXpress, essa também é uma solução perfeita.

Tanto a NVidia quanto a AMD oferecem ótimas soluções para usar sua placa de vídeo e gráficos integrados ao mesmo tempo. Cabe a você decidir qual é o melhor para você.

Como usar placa de vídeo integrada é dedicada ao mesmo tempo?

Aqui está uma olhada em como usar seus gráficos integrados e placa de vídeo para o melhor desempenho possível.

  • Depois de ter seu cartão, é hora de instalá-lo em seu computador.
  • Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para evitar danificar seu cartão ou anular sua garantia.
  • Conecte seu monitor à placa gráfica. Depois que sua placa estiver instalada, você precisará conectar seu monitor à placa gráfica. A maioria das placas gráficas tem várias portas para que você possa conectar vários monitores.
  • Você pode precisar fazer alguma configuração por conta própria, o que inclui escolher a resolução, taxa de atualização e outras opções. Você também pode precisar instalar drivers para sua placa.
  • Use placas de vídeo dedicadas e discretas para diferentes tarefas. Um dos benefícios de ter duas placas gráficas é que você pode usar cada placa para tarefas diferentes.
  • Por exemplo, você pode usar a placa gráfica integrada para tarefas básicas e salvar a placa de vídeo para tarefas mais exigentes. Ou você pode usar os dois cartões ao mesmo tempo para obter o melhor desempenho possível.

Vantagens de usar gráficos integrados e GPU dedicada

Aqui está uma olhada nos prós e contras de usar seus gráficos integrados e placa de vídeo.

Melhor performance

Ao usar a placa de vídeo e a placa de vídeo onboard, você pode ver um aumento significativo no desempenho. Isso ocorre porque cada cartão pode lidar com tarefas diferentes.

Por exemplo, sua placa de vídeo pode ser usada para jogos, enquanto sua placa de vídeo integrada pode ser usada para assistir a filmes ou navegar na Internet.

Mais opções

Quando você tem duas placas gráficas, tem mais opções na hora de escolher qual usar. Você pode usar a placa gráfica integrada para tarefas básicas e salvar a placa de vídeo para tarefas mais exigentes. Ou você pode usar os dois cartões ao mesmo tempo para obter o melhor desempenho possível.

Flexibilidade

Ter duas placas gráficas oferece mais flexibilidade quando se trata de atualizar seu computador. Se você deseja atualizar sua placa de vídeo, pode fazê-lo sem afetar sua placa de vídeo integrada.

Desvantagens de usar gráficos integrados e GPU dedicada

Custo

Uma das maiores desvantagens de usar duas placas gráficas é o custo. Comprar uma placa de vídeo separada pode ser caro e pode não valer a pena o investimento se você for usá-la apenas para jogos ocasionais ou outras tarefas exigentes.

Consumo de energia

O uso de duas placas gráficas também pode aumentar seu consumo de energia, o que significa que sua conta de eletricidade será maior.

Aquecer

Duas placas gráficas podem produzir mais calor, o que significa que seu computador precisará de melhor refrigeração. Isso pode aumentar o custo de usar duas placas gráficas.

Conclusão

Agora, cabe a você decidir se os benefícios superam as desvantagens. Se você é um usuário avançado que deseja o melhor desempenho possível, usar as duas placas é uma boa opção. No entanto, se você estiver com orçamento limitado ou não precisar de energia extra, usar um cartão pode ser uma escolha melhor.

De qualquer forma, espero que você goste do artigo sobre como usar a placa de vídeo e a placa de vídeo onboard para obter o melhor desempenho possível. Sinta-se à vontade para fazer qualquer pergunta sobre o blog nos comentários abaixo.

Como sempre, obrigado pela leitura!

Leave a Reply