Você quer ser um jogador? Você tem as ferramentas certas para o trabalho? Muitas pessoas pensam que tudo que você precisa é de um computador e alguns jogos, mas isso não é totalmente verdade.
Você também precisa de uma placa de vídeo e uma fonte de alimentação que possa lidar com os jogos com uso intenso de gráficos que você deseja jogar.
No entanto, como muitas pessoas não sabem como conectar uma placa de vídeo a uma fonte de alimentação e algumas até têm problemas para conectar sua placa de vídeoà fonte de alimentação,
É por isso que me sinto obrigado a fazer um guia sobre como conectar a placa de vídeo à fonte de alimentação.
Algumas Preliminares Sobre Placas De Vídeo
Primeiro, você precisa saber que tipo de placa de vídeo você possui. Existem dois tipos principais de placas gráficas: integradas e dedicadas.
Placas de vídeo Integradas
Estes são geralmente encontrados em laptops e computadores de mesa mais baratos. Eles são chamados de “integrados” porque estão embutidos na placa-mãe do computador.
Placas de vídeo Dedicadas
Por outro lado, são suas próprias peças separadas de hardware. Eles são mais caros, mas oferecem melhor desempenho para jogos e outras tarefas com uso intensivo de gráficos.
Coisas que você pode precisar
Agora que você sabe a diferença entre os dois tipos de placas de vídeo, vamos falar sobre o que você precisa para conectar sua placa de vídeo à fonte de alimentação.
- Placa de vídeo
- Fonte de energia
- Slot PCI Express x16 em sua placa-mãe
- Conectores de alimentação PCIe de seis ou oito pinos disponíveis em sua fonte de alimentação
Passos sobre como conectar a placa de vídeo à fonte de alimentação
Uma vez que a placa de vídeo integrada está praticamente embutida na placa-mãe. Você não precisa fazer nada de especial para conectá-lo à fonte de alimentação.
Já está conectado! No entanto, se você estiver usando uma placa de vídeo dedicada, precisará conectá-la à fonte de alimentação usando um cabo PCI Express (PCIe).
O que exatamente é o cabo PCI Express?
Um cabo PCIe é um tipo especial de cabo usado para conectar uma placa de vídeo a uma fonte de alimentação. Também é conhecido como “conector de alimentação” ou “conector de alimentação da placa de vídeo”.
Existem dois tipos de cabos PCIe: 6 pinos e 8 pinos. O cabo de 8 pinos é mais novo e pode fornecer mais energia à placa de vídeo, mas ambos os tipos de cabos funcionarão para a maioria das placas de vídeo.
Vamos dar uma olhada em como toda a conexão é estabelecida,
- Placas de vídeo dedicadas são um pouco mais complicadas de conectar à sua fonte de alimentação. Primeiro, você precisa encontrar o slot PCIe na sua placa-mãe. É aqui que você inserirá a placa de vídeo.
- Depois de encontrar o slot PCIe, insira a placa de vídeo nele e prenda-a com um parafuso (se necessário).
- Em seguida, localize os conectores de alimentação na placa de vídeo. Geralmente há dois deles: um conector de 6 pinos e um conector de 8 pinos.
- Se sua fonte de alimentação não tiver um conector de 8 pinos, você poderá usar dois conectores Molex de 4 pinos.
- Os conectores Molex são um tipo de conector que é frequentemente usado para componentes de computador, como discos rígidos, unidades ópticas e ventoinhas de gabinete.
- Normalmente, você pode encontrá-los perto da parte inferior da fonte de alimentação. Depois de localizar os conectores de alimentação, conecte-os à placa de vídeo.
- Se você estiver usando um conector de 8 pinos, poderá conectá-lo a dois conectores Molex de 4 pinos ou a um conector de 6 pinos.
- E é isso! Você conectou com sucesso sua placa de vídeo à fonte de alimentação. Apenas certifique-se de verificar todas as conexões antes de ligar o computador.
Conclusão
Agora que você sabe como conectar uma placa de vídeo a uma fonte de alimentação, você está um passo mais perto de ser um gamer! Apenas lembre-se de obter uma placa de vídeo e fonte de alimentação de boa qualidade para que seus jogos funcionem sem problemas.
Espero que este artigo tenha sido útil. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Obrigado por ler!