Seu notebook está um pouco apertado? Você se pega constantemente desconectando as coisas para abrir espaço para o próximo cabo?
Sabemos que a maioria dos notebooks hoje em dia tem portas USB muito limitadas porque às vezes tive o mesmo problema ao revisá-los ou usá-los para uso pessoal.
Isso pode dificultar a conexão de todos os dispositivos necessários para trabalhar ou se divertir. Afinal, de repente, seu notebook não passa de um peso de papel porque você não consegue encontrar um adaptador para conectar sua impressora.
E como é tão frustrante quando você precisa transferir rapidamente um arquivo do seu drive USB e sua única porta é ocupada pelo mouse. De repente, você está preso entre uma rocha e um lugar difícil.
A situação fica ainda pior quando você quer assistir a um filme ou ouvir música? Você não pode fazer nenhuma dessas coisas sem arrastar sua área de trabalho volumosa.
Fazendo você se dar ao trabalho de pegar um emprestado de um amigo ou caminhar até a biblioteca.
Mas não tenha medo, amigo! Você pode facilmente adicionar mais portas USB ao seu notebook. Em apenas alguns passos fáceis, você pode ter todas as portas de que precisa. Continue lendo para descobrir como adicionar portas USB ao notebook!
Visão geral do barramento serial universal (USB)
As portas USB (Universal Serial Bus) são usadas para conectar dispositivos periféricos ao seu computador. Esses dispositivos podem incluir teclados, mouses, impressoras, scanners, câmeras digitais e discos rígidos externos.
A maioria dos notebooks vem com duas ou três portas USB, mas se você precisar constantemente de mais, existem algumas maneiras de adicionar mais.
Tipos de portas USB
Antes de entrarmos em como adicionar portas USB ao seu notebook, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de portas USB que você pode encontrar.
USB 1.1
Este é o tipo mais antigo de porta USB e tem uma velocidade de transferência de 12 Mbps. É improvável que você encontre esse tipo de porta em novos dispositivos, mas alguns dispositivos mais antigos ainda podem usá-lo.
USB 2.0
Este é o tipo mais comum de porta USB e tem uma velocidade de transferência de 480 Mbps. A maioria dos dispositivos atualmente usa USB 2.0, então você provavelmente já terá várias dessas portas em seu notebook.
USB 3.0
O mais novo tipo de porta USB, USB 3.0, tem uma velocidade de transferência de 4,8 Gbps. Este é o tipo de porta USB mais rápido disponível, portanto, se você possui dispositivos que exigem que muitos dados sejam transferidos rapidamente, procure um notebook com portas USB 3.0.
Passos sobre como adicionar portas USB ao notebook
Agora que analisamos os diferentes tipos de portas USB, vamos dar uma olhada em como adicionar mais portas USB ao seu notebook.
Uma maneira de adicionar mais portas USB ao seu notebook é usando um hub USB. Um hub USB é um dispositivo que permite conectar vários dispositivos USB ao seu computador usando uma única porta.
A maioria dos hubs tem quatro ou mais portas e seu preço varia de US$ 10 a US$ 30.
Existem três tipos de hubs USB
1. Hubs USB padrão
Esses hubs se conectam ao seu computador por meio de um cabo USB e fornecem energia a dispositivos de baixo consumo, como mouses e teclados.
2. Hubs USB Alimentados
Esses hubs se conectam ao seu computador por meio de um cabo USB e vêm com sua fonte de alimentação, que permite fornecer energia a dispositivos de alta potência, como impressoras e discos rígidos externos.
3. Hubs USB sem fio
Esses hubs se conectam ao seu computador por meio de uma conexão sem fio e fornecem energia a dispositivos de baixo consumo, como mouses e teclados.
Opções adicionais
Além disso, você também pode usar docks USB e adaptadores USB para expandir o número de portas USB em seu notebook.
Docks são dispositivos que permitem conectar vários dispositivos, como teclado, mouse e disco rígido externo, ao computador ao mesmo tempo.
Esses docks USB incluem portas como HDMI, DVI e Thunderbolt que ajudam a conectar você a vários dispositivos ao mesmo tempo com apenas um cabo Thunderbolt.
Embora, eles sejam um pouco mais caros do que os hubs USB convencionais!
Palavra de conselho
Se você decidir usar um hub USB, verifique se ele é compatível com o sistema operacional do seu notebook. Por exemplo, se você tiver um notebook Windows, precisará de um hub USB compatível com Windows. E se você tiver um notebook Mac, precisará de um hub USB compatível com Mac.
Embora para Macbooks exista essa ótima opção que não requer verificações de compatibilidade e é chamada de HyperDrive.
O HyperDrive é um hub USB-C superfino de alumínio projetado especificamente para MacBooks. Ele tem duas portas USB 3.1, uma porta HDMI, um slot para cartão microSD e um slot para cartão SD.
Embrulhar
Não importa qual método você escolha, adicionar portas USB ao seu notebook é uma maneira simples de aumentar sua funcionalidade. Com apenas algumas portas extras, você poderá conectar todos os dispositivos de que precisa sem precisar desconectar nada.
Espero que este guia tenha sido útil e que possa ter adquirido amplo conhecimento sobre como adicionar portas USB ao notebook.
Este guia te ajudou? Comente abaixo! 🙂
Obrigado por ler!